Coaching

O Modelo de Coaching ProPeople:

Coaching-BR

O Que é o Coaching?

O Coaching é um processo de desenvolvimento comportamental, cujo principal objetivo é expandir o potencial do individuo (Executive & Life Coaching) ou da equipe (Team Coaching), para que seu desempenho e, por consequência, seus resultados sejam o melhor que podem ser.

Cuidados a Ter na Escolha do Profissional que vai conduzir o processo de Coaching (o Coach) na sua empresa:

CoachingPor ser uma prática que tem registado grande procura nos últimos anos, o Coaching está se tornando uma atividade muito apetecível e por isso sujeita à intervenção de profissionais que não possuem nem formação específica, nem experiência para desempenhar tão exigente papel.

Para que o ROI seja garantido, é fundamental escolher um profissional capacitado. Damos-lhe algumas sugestões dos itens que deve considerar para fazer sua opção de qualidade:

  • – Analise atentamente o CV do Coach;
  • – Verifique se, além de uma experiência sólida, possui também qualificações específicas para o efeito, credenciadas pela International Coach Federation (ICF);
  • – Possuir treinamento em PNL ou ser terapeuta / psicólogo não habilita o profissional para ser Coach – não lhe retira qualidades para o exercício de outras atividades, mas não o capacita como coach;
  • – Confirme que o modelo de atuação se baseia em objetivos específicos e claramente definidos.

A ProPeople garante a obtenção de resultados relevantes ao final de um máximo de 10 sessões enfocadas no desenvolvimento de uma competência.

Coaching não é Psicoterapia:

A psicoterapia trabalha com desequilíbrios emocionais, traumas, distúrbios de personalidade, doença mental. Têm o seu foco em deficiência, fraquezas.

Ao contrário, o Coaching ajuda a pessoa que funciona adequadamente em sociedade a expandir o seu potencial de sucesso. Tem por isso foco nas qualidades, pontos fortes do indivíduo, pois é neles que se apoiará para alcançar as melhoras desejadas.

O Coaching convoca a pessoa a ultrapassar seus bloqueios mentais, a ir para lá dos limites que cada um e do que a sociedade impõem.

Team Coaching

As sessões de Team Coaching visam trabalhar temas específicos das equipes. São totalmente customizadas à realidade do grupo.

Totalmente focadas na solução, as equipes aprendem a usar suas forças para ultrapassar seus desafios.  O aprendizado se dá buscando lições nas experiencias bem-sucedidas (e não no erro, como é tradicional), o que logo provoca um incremento significativo na autoestima e na motivação dos integrantes.

Life & Executive Coaching

O programa é totalmente desenhado em função das especificidades do individuo (o coachee). Cabe ao profissional de coaching (o coach) conduzir o processo de modo a permitir ao Coachee adquirir uma maior consciência de si e do que quer para sua vida (pessoal e profissional) e apropriar-se das ferramentas e conhecimentos que lhe permitam atingir suas metas.

Para que seja eficaz, o processo de coaching tem que ser desenvolvido focado em metas especificas e datadas, para as quais são definidos planos de ação concretos, exigentes (requerem disciplina), mas exequíveis.

As empresas que usaram o coaching por razões de negócio obtiveram um ROI médio de 7 vezes o investimento inicial, de acordo com o Final Report of the ICF Global Coaching Client Study, patrocinado pela International Coach Federation (ICF). Por outro lado, os clientes individuais referem um ROI médio de 3,44 vezes o seu investimento inicial.